quarta-feira, 24 de junho de 2009

Balões de S.João

Como todos devem saber é proibido lançar balões de S.João.

Não vou aqui argumentar se é por causa de se chamarem "Balões de S.João", e a malta de Lisboa ficar com inveja ( não existem balões de S. António, excepto aqueles que saem das tascas já bem enfrascados, e são parados pela polícia, esses sim ficam com um grande balão no S.António) que são proibidos ou por uma norma qualquer da união europeia. Não. Eles são proibidos porque podem pegar fogo às casas pois normalmente são lançados no meio da cidade do Porto e as coisas facilmente podem correr mal. E... claro que apesar de esse ser um sonho dos 3 milhões de Benfiquistas e Sportinguistas existentes neste país não seria um cenário bonito de se ver....

Qual seria a solução?

Apresento aqui a patente do meu próximo invento:

O Balão de S.João sem mecha de fogo. Bastaria trocar a mecha normal por dois reagentes em que o produto da reacção fosse,... e esperem que aqui vai a surpresa... CALOR. Sim, dessa maneira o ar dentro do balão aqueceria, fazendo com que este subisse. Como fazer isso? É fácil ácido pícrico em reacção com trietanolamina. Uma patilha de activação para ser utilizada um pouco antes de começar o lançamento do balão.
O único problema é que esta reacção não emite luz. Isso é mau porque os lançamentos são normalmente à noite. E se não houver luz neles será do tipo: "Olha que giro um balão a subir... oh já não vejo.". Como solução a este problema bastaria utilizar polímeros ultravioleta no pano do balão. O ultravioleta necessita de menos energia para gerar fluorescência do que outro polímero qualquer, logo os balões seriam fluorescentes apenas usando o calor interno do balão e visíveis nos céus.

E aqui está a minha ideia, como é completamente seguro poderei até mesmo pedir para acabar com os balões de S.João tradicionais e ter o monopólio de balões de S.João.

Como hoje já é dia 24 de Julho e o dia de lançar o balão é na noite de 23-24 posso afirmar que também lancei o meu, mas tive o cuidado de o lançar longe de zonas habitacionais. Fui para um local com campos e bosques.

1 comentário:

cristina disse...

O lançamento de balões de S. João não é proíbido!!! Desde que o nível de alerta de incêndios não seja muito elevado, o lançamento de balões é permitido fora do período crítico: actualmente de 1 de Julho a 15 de Outubro - que não abrange o S. João.

Lamento estragar o teu negócio...