A Quercus descobriu um método infalível para isto... Ficam à porta dos supermercados a contar os sacos de compras que as pessoas trazem nas mãos (vá lá que com a falta de emprego não falta quem queira ficar à porta dos supermercados a contar sacos)!
Já todos sabemos que o povo abusa quando é de graça. Tal é o abuso que eu recordo-me de ir às compras a hipermercados onde os sabes eram de graça e por cada saco onde se metiam compras, ia mais um ou dez sacos vazios lá para dentro. Lembra-me até num Natal, numa secção de embrulhos self-service, cheia de pessoal, um caramelo chegar-se à frente e arrancar o rolo de papel e levar debaixo do braço "Vamos embora Maria, que fazes os embrulhos em casa!"
Meus caros de volta aos sacos, vou-vos dar uma ideia... Que tal perguntarem aos distribuidores de sacos? Aos hipermercados, aos produtores? Os consumidores re-usarem sacos vai-se ressentir neles antes de mais... Independentemente do que eles lucram ou perdem, de certeza que eles tem os valores não só sobre a quantidade mas também sobre os lucros ou custos reais da produção. E vá lá que apesar de se usarem produtos petrolíferos para a produção de sacos, o preço deste não é como a gasolina que num dia desce 2 cêntimos, no outro sobe 10 cêntimos.
Sou totalmente a favor de cobrar pelos sacos. A China, proibiu sacos plásticos gratuitos, reduzindo em 66% o seu uso. Por razões económicas sem dúvida, mas o mundo agradece!
Pela 87ª vez...
Há 11 anos
2 comentários:
Os sacos do supermercado, cá em casa, servem para pôr o lixo. Também concordo com a redução do exagero, mas com a história dos sacos ecológicos (maiores, mais resistentes e reutilizáveis) cheguei a certa altura e quase tive de comprar sacos para por o lixo! Portanto, regularmente procuro não trazer sacos, mas de vez em quando ignoro essa história e reabasteço o stock.
NOTA: Para além dos Minipreços que já cobram os sacos, este ano, vi no Jumbo uma "caixa ecológica" onde se pratica a mesma coisa - UMA caixa em p'rai 50! mas é bom, porque está sempre vazia e assim despachamo-nos mais depressa =)
Parabéns pelo blog! Acabo de ver a referência nos comentarios do Publico. Apenas um conselho (que é livre de tomar em conta ou não). Cuidado com o estilo ou ainda tera alguém do 24horas ou do Correio da Manhã (quiça! da TVI) a querer contrata-lo!
Enviar um comentário