Ora sempre ouvi dizer que a maior frota de pesca pertencia a Espanha. Fico agora supreendido por ver a Greenpeace, com um lider espanhol, a Paloma Colmenarejo, a vir a Portugal, manifestar-se contra uma empresa distribuidora portuguesa (que já se desresponsabilizou, como bom português)! Nem sequer se trata de uma empresa de produção! São apenas os distribuidores finais! Nem sei qual é o papel deles, para alem de negociarem nas lotas às toneladas em vez de negociar aos kilos (apesar de que tenho a ignorante idea de que eles usarão outras unidades...).
Não tarda nada estão a perseguir-me à porta do Continente ou a bater-em à porta a dizerem-me que eu não devo comer peixe!
Mas fora estes ataques dos espanhois, a solução para o problema da pesca sustentável está obviamente em não pescar! A pesca actual provavelmente não satisfaz a procura.
Nem vale a pena entrar aqui em pormenores de como salvar o mundo e os peixinhos... O mundo está cheio de boas ideias e boas intenções! Eu já estou farto de ouvir falar, falar e nada. Se não for auto-sustentável (com uma margem de lucro suficiente para 10 Gestores e os seus pópós) não é viavél...
Se não fosse eu ter uma noção de que de facto existe um sistema de pesca insustentavél... à escala mundial, diria que isto era mais um ataque espanhol à soberania portuguesa!
Mas já que estamos em paisagens verdes, sugiro verem o documentário http://www.youtube.com/homeproject (é um filme com mais de 1h e com um tamanho de cerca de 700M)
Pela 87ª vez...
Há 11 anos
1 comentário:
Meu Caro
Só conhecendo a Espanha como eu conheço é que é de espantar por estes verdes não ficarem lá toda a vida a combater as atrocidades e infracções a todos os regulamentos comunitários e internacionais, pois a Espanha não cumpre nada daquilo a que se obriga pelo simples facto de que os governantes não são parvos como os nossos. Para eles o que conta é o lucro e os seus interesses, veja-se as vacas loucas, pois não há memória de lá ter havido alguma quando enviavam todo o gado doente para Portugal. Também é estranho que os povos ditos civilizados do Norte da Europa que impingem as ditas normas de protecção não as apliquem nesses países veja-se a Islandia e as baleias e as faroé que pertencem à Dinamarca e a mortandade de golfinhos.
Só um povo estupido como o nosso é que vai na cantata dos estrangeiros que só querem é arumar com a concorrencia.
Enviar um comentário