terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ensaio político: A questão do TGV

Em tempos de irmos a votos sinto estamos em falta ao não falarmos das opções que Portugal tem pela frente quando chegar aquele dia em frente à mesa de votos.
Decidi começar esta maratona pela mais recente promessa politica. A Manuela Ferreira Leite disse que voltar atrás com o a megalomania do TGV.
Antes de mais tenho a concordar que estamos a falar de uma megalomania.

Vamos lá aos factos que nos estão a ser dados (através do positivismo politico):
  • A promessa do TGV é de poder fazer uma viagem Lisboa Madrid em menos de 2:45 horas
  • A linha Lisboa Madrid será capaz de efectuar a viagem a uma velocidade de cerca de 350km/h
  • O custo de uma viagem Lisboa- Madrid custará cerca de 100€ (curiosamente bilhete entre Roma e Paris , distancia consideravelmente maior, custa apenas 120€... Deve ser porque somos ricos...)
Os factos reais/actuais :
  • A viagem actual de comboio entre Lisboa e Madrid demora cerca de 10h(parte às 22:30 PT e chega ás 9H ES); Um bilhete de ida custa 60€ no minimo
  • Este serviço é segundo pude verificar, é efectuado pelas locomotivas 1930, que tem uma velocidade máxima de 120km/h (ou seja temos estado a dormir nos últimos anos à espera disto).
  • O comboio faz várias paragens de 20 minutos (ou seja, mais bem planeado poderia demorar menos tempo).
  • Entre 1995 e 2004 investiu-se 860 milhões de euros para reduzir o tempo de viagem Porto Lisboa de 3:00 para 2:55... O plano final é reduzir isto 2:20 (a reduzir-se as paragens) a um custo total de 1,4 milhões de Euros. Que é que isto vos diz acerca do futuro do TGV feito por portugueses?
  • A actual linha é capaz de suportar o comboio pendular (estimativa minha através da analise das bitolas em uso) o que com algumas melhoras , que deveriam ter sido feitas nas últimas décadas.
  • Um bilhete de avião Lisboa- Madrid custa entre 15 a 100€ ida e volta e demora perto de duas horas portanto enquanto o petroleo não acabar ou não emigrarmos para Madrid com a casa ás costas, o TGV é mais caro e demora mais tempo.

E depois dão expectativas de que esta nova empreitada seja financeiramente viável a competir com lowcosts, autocarros e outros serviços de comboios mais baratos (que demorarão mais algum tempo)...
Promessas de uma viagem em menos de 3h quando uma low cost a faz em menos de duas horas (se passarmos pelo check-in online) e a um preço ida e volta inferior a uma viagem de um sentido no TGV.
A RAVE (http://www.rave.pt/tabid/233/Default.aspx) existe desde 2000, apenas a planear o futuro e providenciar factos a favor do TGV ( a informação que obtive no site deles não me convenceu pelo facto de que não conseguem justificar que isto é uma mudança economicamente viável).
O actual pendular veio com promessas de atingir uma velocidade máxima de 250Km/h (que é o que a locomotiva pode fazer) mas nas minhas viagens Porto-Lisboa nunca o vi passar dos 200km/h. Pela mesma perspectiva, o TGV não passará dos 300.. vai ser mais rápido ? Vai! Vai demorar apenas 2:45m de Lisboa-Madrid? Não! Vai ser mais rápido do que o actual comboio apenas porque nas últimas décadas temos estado à espera do espírito santo em vez de se ter melhorado a incrementalmente aquilo que se tem.

Infelizmente não sou um perito mas a minha análise leva-em a pensar que a adaptação do actual percurso para pendular seria um esforço menor para o pais e podiamos em vez de ir fazer pontes para Espanha, melhorar a linha ferrea de NORTE a SUL (Sul até ao Algarve) para em vez de se passar uma noite em viagem, fazer esta viagem em... 5-6h ou menos.

Mas... Mas isto não quer dizer que eu concorde com a Sra. MFL.
É mais do que certo que o TGV não será viável por muitos e muitos anos (ainda vai surgir o TGV+++ antes de esta empreitada ser rentável para o pais) e não passará de mais um tacho para os nossos políticos e os seus coleginhas, e um rombo nos bolsos de Portugal (do povo português neste caso).
Mas parece-me a mim que a MFL atirou uma promessa politica a duas semanas das eleições apenas com perspectivas a ultrapassar os seus opositores. Cancelar um projecto que anda a ser planeado desde o século passado é deitar fora todo o investimento das últimas décadas (em estudos, planeamentos e sonhos de investimentos). Portugal não ficará bem visto lá fora cada bem que mudam as cores, mudam as politicas, cancelam-se todos os investimentos e fazem-se outros (torna-se inseguro investir em Portugal)

Se o vai fazer ou não não sei (pessoalmente não acredito que ela tenha força ou mesmo vontade para ir contra os interesses já enraizados) mas parece-me que a MFL terá dado um tiro no próprio pé. A campanha já começou à meses mas a duas semanas das eleições decide-se por dizer não ao TGV? Parece-me mais desespero político face a um adversário do que determinação política (ou essa lenga lenga de uma camanha de verdades políticas! O TGV ou a ausência dele já é uma verdade política à anos).
O português eleitor é uma criaturazinha individualista e com apenas interessada no que é seu e se bem que o TGV vai estourar com o resto de Portugal, é um investimento que vai criar investimentos e devolver alguns desses investimentos económicos... nas áreas circundantes... Estamos a falar de Lisboa obviamente uma área já preenchida de investimentos (aeroportos, autoestradas, pontes e TGVs) mas que nunca é demais. E esta promessa de acabar com o TGV vai deixar muita gentinha, já com expectativas surgimento de mais oportunidades na capital, desanimada.

Por mim, dêem tiros nos próprios pés, cancelem o TGV e já agora minha sobremesa; traga-me só o café e a conta!

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