segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Aniversário

Ainda me Lembro como se tivesse sido à um ano... Espera foi à um ano!
Foi à perto de um ano que um grupo de jovens (na altura eram jovens, acreditem) decidiu fazer uma parceria, gerar uma ideia milionário, vende-la e reformar-se com os lucros de vendas dessas ideias.
Claro está que estes grupo não dispunha de capital para para tal ventura económica (e muito menos de uma ideia milionária) pelo que tiveram que se abster e em vez disso criaram um blogue. Era um blogue cheio de ideias e de ideais que viriam a mudar Portugal. Juntaram a nata da sociedade... Professores, um gajo ameaçado de morte por ser contra os professores (Eu posso ceder informações pessoais se ainda houver alguém à procura dele) e mais tarde até um emigrante que se julgava desaparecido numa tempestade de neve (mas na primavera , quando a neve derrete, encontra-se toda a gente)
Este blogue tornou-se na chama de Portugal, sem censura, sem medo. O blogue era a voz que se fazia ouvir (na nossa cabeça enquanto liam as linhas de cada noticia e as entrelinhas de cada comentário).
Não nos calamos, mesmo quanto o Tozé berrava para nos calarmos - O Tozé é o bêbado local do café onde às quintas ferias nos reuníamos na tasca do Carrascão.
Não havia censura ao ponto que o Governo (entenda-se que o primeiro ministro não é o chefe de estado nem é o governo mas é uma pessoa que quando sente uma cólica faz com que todos os ministros se encolham com a mão no estômago) começava a ficar inquieto e com a aproximação das eleições começaram-se a sentir pressões típicas de uma cólica...
Uma dada quinta-feira, enquanto dava laços com a gravata que ia levar ao Carrascão recebo um telefonema "- Pá! Não posso ir porque tenho que preencher a minha auto-avaliação de professor". E nem cinco minutos passam sem que tenha mais duas desistências pela mesma razão!
Mas o pior ainda está para vir...
Recebo mais uma chamada, olho para o número, mas ele nem era professor... Ele estava desempregado. Atendo e do outro lado o que me diz
-Pá! O meu nome desapareceu do centro de emprego...
- Arranjaste emprego?
- Não. O meu nome desapareceu do centro de emprego!
Esta foi a última vez que ouvimos falar dele... Diz -se que faz parte do outros 92,2% dos empregados mas ninguém mais ouviu falar dele!
Sem quórum para proceder à reunião de quinta-feira prossegui para o Carrascão. E ao lá chegar, dei com o Tozé à porta... Chorava! Como é alguém capaz de tal atrocidade? O Tozé estava sóbrio! Estava sóbrio porque o Carrascão tinha fechado. Tinha lá ido a ASAI horas antes de propósito para fechar o Carrascão!
Não havia duvidas para o que aqui se tinha passado.
Retornei para casa sozinho na noite escura. A meio do caminho começou a chover, nada de anormal para uma noite típica do Porto, encharcando-me a gabardina por dentro e por fora.
Ao chegar a casa reparo que tenho mais umas mensagens no meu telemóvel. A primeira anunciava-me que devido à falta de carregamentos me iriam cortar a possibilidade de efectuar chamadas. Sanguessugas. O meu saldo naquela noite era de 72 euros e 35 cêntimos e já me estavam a obrigar a entregar mais dinheiro àquela empresa de telemóveis. A segunda era a de um amigo que me convidava a ir jantar ao Atlântico, era a noite das francesinhas escrevera ele, não lhe pude responder e a reserva era obrigatória, o meu telemóvel não autorizava mais o envio de mensagens enquanto não fosse recarregado. Desde então, esse meu amigo nunca mais me convidou para jantares ou festas. Disseram-me: "Para quê convidá-lo se ele nem sequer responde?".
Fiquei em casa, adormeci...
Foi na manhã seguinte que a terrível notícia apareceu. O Tozé, na noite em que estava mais sóbrio nos últimos anos... na vida dele toda! Sóbrio que nem o Sócrates, tinha-se feito à estrada em vez de ficar a dormir na valeta... Ainda dizem que beber mata! Foi a desgraça dele... Tinham assaltado a bomba de gasolina da Suzana (Suzana não é uma marca rasca de produtos petrolíferos, mas sim a empregada mamalhuda que trabalha na bomba da Galp aqui ao pé. O pessoal paga mais 5 cêntimos ou faz 10km e vai encher o depósito à bomba do supermercado).
Três encapuçados, emigrantes do leste de certeza, que a malta cá da terra não é dessa laia (só tem maus vícios mas por norma tem licença de arrumador) roubaram um BMW e recolheram o Tozé no meio da estrada... Recolheram-no mesmo! Recolheram-no para dentro do carro porque o Tozé não saia da frente sem que o levassem até ao Matalhão (O Tóze só vai a tascas que acabam em lhão). Mas antes de o despejarem na tasca, já a policia, excepcionalmente, tinha identificado o BMW, juntamente com o Tóze que por acaso era o único desencapuçado. Apanharam-no no dia a seguir em casa (a primeira manha sóbrio) e levaram-no para Custóias. Os assaltantes desapareceram sem deixar rasto....
E depois disto foi uma desgraça a seguir à outra.
O Sócrates ganhou outra vez (Até o caso do FreePort ganhou)!
A Manuela Moura Guedes foi corrida da TVI (acabou-se a televisão de qualidade!)!
E agora prometem-nos o TGV para os greenpeace espanholas virem para cá mais depressa a dizerem que não devemos comprar peixe...
O aeroporto da Ota vai ser em Alcochete (!!!)

Bem, com mais dividas... desculpem! Sem dúvida! Sem dúvida que temos panos para conversa! E por isso prometemos mais para o ano! Prometemos continuar a ser a voz de Portugal
E sem dúvida daremos notícias assim que o Tozé sair com termo de identidade e residência.

P.S Este texto só foi publicado dia 5 de Dezembro ( aniversário oficial do Portugal prá frente)

1 comentário:

Limon Head disse...

Bravo!

Parabéns pelo ano de vida e pelos 5700 visitantes.

Esperemos é que o Tozé se aguente na prisão...