domingo, 22 de março de 2009

World Maths Day

No início deste mês decorreu a nível mundial e durante 48horas o World Maths Day: uma competição escolar de aritmética básica na qual os alunos jogam via internet em tempo real com participantes de todo o mundo. Em pequenas provas de um minuto, os alunos devem acertar o maior número de resultados, podendo jogar o número de vezes que quiserem durante as 48horas, com o objectivo final de acumular pontos.

O princípio do evento não é mau, mas a calma com que se aceita o extremo a que ele é levado é que me assustou...

Em casa, houve alunos que mal dormiram para não desperdiçar tempo precioso. Na escola, estando dispensados das aulas, houve participantes que não saíram da sala de computadores sequer para comer, recebendo umas sandes e umas bolachas dos colegas de turma que os apoiavam. No final das 48horas (11h da manhã em Portugal) estes alunos foram "obrigados" pela escola a ir para casa descansar...

Há aqui qualquer coisa que não está bem... Se a escola reconhece que o aluno deve ir para casa descansar, também devia reconhecer que ele não devia estar aquele tempo todo em frente ao computador! Queixam-se que os miúdos passam a vida no computador a jogar joguinhos e passear na internet, mas se for para fazer contas desenfreadamente já não há problema???!!!...

3 comentários:

Anónimo disse...

Neste artigo está a comentar o exagero dos jogadores a participarem no evento. Eu fui um desses participantes " viciados" pelo qual fui campeão nacional e 28º lugar a nível mundial entre 2 milhões de participantes. Ao contrário do que refere que mal se dormiu eu consegui descansar de forma razoavel dormindo na primeira noite praticamente 8 horas, as minhas refeições foram calmas e nutritivas, não tive que fazer grande "maluqices" para obter o prémio. O de ir descansar após o torneio é verdade e é devido a um facto, estratégia dos jogadores eu também na segunda noite de jogo dormi apenas 4h, claro que tive que descansar posteriormente ao fim do torneio mas isso são estratégias . Desde já as pessoas que fizeram mais sacrifícios durante o torneio são os que têm melhores resultados, acho que vale a pena durante 2 dias dar tudo por tudo para se chegar a uma boa posição.

cristina disse...

Miguel B.

Eu percebo o que dizes do «vale a pena durante 2 dias dar tudo por tudo». São só dois dias, depois volta tudo ao normal... Eu percebo isso do ponto de vista do aluno participante, mas não percebo isso do ponto de vista da Escola. Ou melhor, até percebo, mas não sei até que ponto concordo...

É uma questão de princípio: a mensagem que passa - ou pode passar - é que a escola apoia os alunos na competição, até sabe que está a ser exagerada, mas só o reconhece no final... É pôr a competição acima da educação - e isso nunca deveria acontecer partindo de uma Escola.

Camões disse...

Em que ajuda uma competição á educação do aluno? Alias, de que forma ajuda a todos os alunos dessa escola quando apenas um concorre? NADA! Mas de certeza que a escola vai usar isso para se auto-publicitar.

Quanto ao Miguel B (isso de colocares anónimo de depois dizeres que ficaste em 28º...) tenho a certeza que para ti foi uma experiência gratificante e até para o teu curriculum poderes indicar que obtiveste um excelente ranking mas como disse a Cristina, trata-se de uma competição exagerada (entende-se período alargado derivo de poder dar a hipótese de todos poderem concorrer em condições idênticas) e que pode colocar alunos "menores" sobre pressão.
O Miguel usou tempo para descansar por opção própria ou dos responsáveis por ele. mas tenho a certeza que outras (acima ou abaixo da tabela) não usufruiriam de tão boa sensatez, por opção própria ou dos seus responsáveis. E deveria ser essa a função dos responsáveis pelos participantes (professores ou pais) garantir que os participantes não excedem certos limites.