terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Debaixo de uma árvore

Foi debaixo desta árvore que, segundo conta a lenda, D. Afonso Henriques (25 de Julho de 1109 — 6 de Dezembro de 1185) se encontrou com "O Lidador" D. Gonçalo Mendes (Maia, 1079 — Batalha de Ourique, 1155) e juntos decidiram fundar o Reino de Portugal. Se calhar o Norte Shopping ainda não estava pronto e o Zé da tasca teria ido visitar a tia (e por isso teve de fechar a tasca) que os dois cavaleiros se encontravam extremamente aborrecidos e devem ter tido uma conversa deste tipo:
"-Ah e tal que tal a gente ir ali dar uns chutos pró campo da bola?"
"-Não me apetece."
"-E que tal criarmos um blog?"
"-Não me apetece."
"-E que tal fundarmos um reino?"
"-Boa bora lá."

Mas não é minha intenção parodiar sobre a criação de Portugal, ou mesmo deixar um protesto pelo desmazelo a que foi deixada esta peça da história de Portugal, que hoje não serve mais do que para dar guarida a uma carrinha branca por acaso muita feia. Porque quem visita Espanha, mais propriamente Covadonga ou Cangas de Onís verifica que o país enaltece a sua história, enquanto que nós preferimos esquecer. Bastava apenas uma placa para lembrar esse feito.
Já agora alguém se lembra o nome da casa onde se decidiu instaurar a república? Ou então o local da primeira reunião dos capitães de Abril?

Mas isto porque hoje me lembrei... e se nós voltássemos à Monarquia?

Sem comentários: