Sempre que leio notícias sobre o Euro, sinto que fui enganado:
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1352132
Primeiro, porque pensava que no fim de 2004 este estaria acabado. Pensei que, tal como o Scolari, este sairia derrotado no final. Se era para perder mais valia sair mais cedo.
Segundo, porque tenho saudades dos tempos em que podíamos dividir uma moeda de 5 escudos em duas moedas de dois e quinhentos. Assim, fazendo as contas:
2 * (2+500) = 1004, ou seja 5 = 1004, ficamos a perder 1001...
Terceiro, porque as coisas aumentavam uns 5 escudos de cada vez. Hoje aumentam 50 cêntimos de euro... Mais de 100 escudos para quem não sabe fazer a conversão.
Quarto, porque mesmo tendo acabado há muitos anos, o escudo numa mais desvalorizou face ao Euro. Um Euro continua a valer 200,482. O que só prova que era uma moeda muito boa.
Quinto, porque era muito mais divertido ter moedas que não eram cópias de outros países. Que saudades da caravela...
Sexto, (poderia ficar no quinto, mas é mais giro ter muitos pontos, assim parece que percebo ainda mais do assunto) porque podia usar moedas de 20 escudos nas máquinas de outros países tornando-se um investimento seguro.
Por tudo isto gostaria imenso de voltar ao escudo nem que para isso tenhamos que sair da Europa. Afinal, 6 milhões de portugueses estão habituados a isto todos os anos.
Pela 87ª vez...
Há 10 anos
2 comentários:
Obviamente cometi um grande erro no ponto 2. Ficamos a perder 999. Peço desculpa por esta falha gravíssima. Amanhã não como sobremesa!
Por favor não comentem a insistir para que eu coma porque, apesar de agradecer a vossa compaixão, mereço!
Sem se dar por isso focaste os pontos fulcrais do nosso quotidiano dando-lhe o devido adjectivo. Ora bem: falaste mal do scolari, das dificuldades dos portugueses na matemática, da inflação, do patriotismo, da destreza portuguesa em transgredir com arte e principalmente, disseste mal do benfica. Parabéns.
Enviar um comentário