sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Efeito borboleta!

É de louvar que parte do mundo, contra todos os egoísmos e umbigoísmos ainda consiga encontrar razões para se preocupar com algo tão importante como o ambiente-hoje (artigo no Público).

Digo, ambiente-hoje, porque a autêntica chaminé que o mundo se tornou, provocando o aumento de gases como co2 na atmosfera apenas terá efeitos dramáticos daqui a uns bons anos. O contínuo esforço europeu nesta matéria, ainda assim insuficiente,
é elevado quando contrastado com países como China e Estados Unidos (que poluem mais do que os resto do mundo todo junto).

Mas o que me leva a escrever sobre este tópico são as consequências não tão longínquas que esta irresponsabilidade e abuso de poder poderão vir a ter. Os Lepidoptora, vulgarmente conhecidos por borboletas, com o aumento da temperatura serão obrigados a emigrar para o norte (Eu já emigrei).


http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1352786&idCanal=13


Porquê esta minha preocupação?


As borboletas, seres fantásticos tão aparentemente insignificantes, têm enormes "responsabilidades" para com a nossa biodiversidade. Estas, são importantes na cadeia alimentar (são alimento de aves, morcegos)
para além de serem excelentes polinizadores, se desaparecerem a polinização pode diminuir. Estas são apenas algumas das muitas razões conhecidas (as desconhecidas devem ser mais ainda).

Pequenas altera
ções que originarão efeitos em cadeia. Pequenos detalhes que terão consequências devastadoras. Pequenos, mas nós estaremos atentos.

Sem comentários: